Aceitamos PIX | Utilize o cupom MESA10 e receba 10% de desconto

SAIBA PREPARAR UMA LINDA MESA PARA RECEBER CONVIDADOS

SAIBA PREPARAR UMA LINDA MESA PARA RECEBER CONVIDADOS

Como é gostoso e agradável você sentar em uma mesa posta linda e elegante com pessoas maravilhosas e especiais para desfrutar de um momento maravilhoso né? Esta é uma excelente ocasião para reunir pessoas queridas, e você como anfitrião, preparar este momento é um desafio para deixar este ambiente agradável, e talvez você se esteja perguntando, por onde começar?

Confira essas dicas para você montar uma linda mesa posta e deixar esse momento ainda mais especial!

Primeiro passo é pensar: é um jantar informal ou formal? Quantas pessoas irão comparecer?

Para uma mesa posta de um jantar informal:

Não necessita de um momento super especial para preparar uma linda mesa posta, os detalhes é que fazem uma simples mesa posta em uma maravilhosa mesa posta para um momento incrível.

Mesmo no dia a dia é possível termos uma mesa linda para a sua família, é simples e fácil.

  • O primeiro passo é escolher as louças, o prato correto para a receita que você vai fazer. Terá entrada? Se sim, deve-se separar pratos menores.  Se sua receita for sopa ou caldos ou então massas com molhos deve-se usar um prato fundo, caso contrário utilizamos um prato raso.
  • Talheres, será peixe? Utilize facas e garfos ou os próprios talheres de peixes. Será carne? Escolher facas com cerdas próprias para cortar o alimento e garfo.
  • Os americanos devem ser colocados em cada lugar do convidado, depois a posição do prato é no centro de cada americano e se houver entrada o prato menor em cima do prato principal. Se optar por servir algo em tigelas ou prato fundo, use sempre o sousplat em baixo. 
  • As posições dos talheres na mesa é, o garfo na esquerda e facas na direita com o corte voltado para o prato, se for servir sopa você pode posicionar a colher ao lado direito do prato. E sobremesa a colher fica posta na horizontal acima do prato.
  • As taças ficam sempre ao lado direito da composição, na parte superior à faca.
  • No dia a dia podem ser optados guardanapos de papel neutros que combinem com a decoração ou um guardanapo de pano com um dobradura simples em cima dos pratos ou na lateral da faca.

A decoração faz a diferença para deixar a mesa posta mais bonita. Você pode apostar em decorações da sua própria cada, elementos neutros, como vasos de flores.

Confira inspirações:

FONTE: PINTEREST
FONTE: PINTEREST
FONTE: PINTEREST

Para uma mesa posta de um jantar formal:

Já sabendo sobre a composição da mesa informal, a mesa formal são mais alguns itens organizados na composição. Uma grande dica para este tipo de mesa são as louças e talheres diferenciados.

Nos jantares mais elaborados são servidos entrada, prato principal e sobremesa, portanto a composição é disposta na seguinte sequência: Americano, sousplat, prato raso, prato fundo e tigela se for utilizar. Ou Americano, sousplat, prato raso e prato menor para a entrada.

Se houver pães na refeição, você pode utilizar prato de pães no canto superior esquerdo da composição com a faca de pão em cima do prato.

  • Talheres que serão utilizados devem ficar posicionados nas laterais dos pratos, como garfos no lado esquerdo, com o maior garfo próximo ao prato e os demais garfos nas laterais do mesmo. As facas devem ficar à direita do prato, posicionadas com o lado do corte para dentro e as colheres à direita das facas. E por fim, os talheres de sobremesa devem ficar na horizontal, acima da altura dos pratos;
  • Já as taças devem ficar posicionadas no canto direito da composição, acima das facas;
  • E para dar um toque mais refinado à mesa, você pode utilizar os guardanapos de pano, com porta guardanapo em cima dos pratos ou na lateral das facas. Você pode fazer composições de guardanapos para um toque de estilo e elegante na sua composição e fazer dobraduras especiais com os mesmos.

A decoração faz a diferença para deixar a mesa posta mais bonita. Você pode apostar em decorações de grandes arranjos de flores, com peças maiores e menores, entre os pratos (nada de panelas na mesa, utilize travessas e refratários para colocar os alimentos), velas também podem compor a mesa, deixando o ambiente mais agradável.

Confira inspirações:

FONTE: PINTERST
FONTE: PINTEREST
FONTE: PINTERST